domingo, 22 de agosto de 2010

Soraia vai à pizzaria

Naquele fim de tarde, Soraia e sua mamãe esperavam a chegada do papai do trabalho.

Papai chegou e foi recebido com beijos e abraços por Soraia, que mal deixava mamãe chegar perto dele. Soraia amava muito seu papai e sempre ficava muito feliz ao reencontrá-lo.

Ao se encontrarem todos juntos, decidiram passear pela cidade e jantar numa pizzaria. Então começaram os preparativos: mamãe deu banho rapidamente em Soraia e todos se arrumaram para o passeio.

Entrando no carro papai colocou Soraia na cadeirinha infantil, prendeu nela o cinto de segurança e seguiram caminho.

Finalmente chegaram! A pizzaria tinha poucas pessoas e o papai logo escolheu uma mesa perto de uma janela bem ventilada.

Naquele momento Soraia começou a fazer manha, pois queria brincar com o vidro de azeite e o paliteiro, o que papai não deixou. Soraia fez tanta manha e resmungou tanto que o papai lhe disse bravo:

- Minha filha, se continuar a fazer manha e não se comportar na mesa vou colocá-la de castigo!

Mesmo assim Soraia não parou. Por sua desobediência e mau comportamento na hora do jantar, o papai cumpriu o que disse e levou Soraia para uma cadeira no outro canto da pizzaria, onde ficaria sentada  sozinha até que se acalmasse.

Soraia chorou mais um pouquinho durante o castigo mas em seguida acalmou-se e ficou a espera do papai.

Vendo que ela se acalmara, o papai dirigiu-se até Soraia e perguntou-lhe: - Minha filha, você está mais calma? Já está decidida em jantar conosco e se comportar na mesa?

Soraia respondeu "sim", e por isso foi retirada do castigo dando um forte abraço no papai antes de voltar à mesa, para juntar-se à mamãe.

Assim o jantar foi maravilhoso. Todos comeram, conversaram, deram risadas e no fim mamãe sugeriu: - Por que não vamos até a sorveteria?

Soraia ficou muito feliz com a ideia, e foram todos para lá, onde encontraram com outras famílias e crianças e tudo foi muito divertido.

Por fim, ao voltar para casa, Soraia entendeu que era muito mais gostoso obedecer o papai e a mamãe para fazer uma coisa de cada vez: jantar enquanto estiverem na mesa e deixar para se divertir mais tarde.

Eles formavam uma família linda e feliz, pois todos se amavam muito...

Fim

Após a leitura dessa história converse com seu filho sobre:

1 - É bom distrair-se com outras coisas na hora do almoço ou do jantar?
2 - É melhor obedecer o papai e mamãe quando eles lhe pedirem algo ou é melhor ficar de castigo?
3 - É mais divertido estarem felizes e juntos durante a refeição ou comerem bravos uns com os outros?

2 comentários:

  1. Amor e paciência são grandes segredos na educação! Bjosss

    ResponderExcluir
  2. A educação infantil é mais linda etapa da educação para os pais e para nós educadores. Confesso que logo no início de minha profissão fiquei com medo de quando surgisse a oportunidade para trabalhar com crianças, até por que na maiores das vezes são as mulheres que dominam essa área. Mas, surgiu e fui trabalhar como coordenador pedagógico de uma escola de educação infantil...nossa, foi um melhores trabalhos durante minha carreira. Fiz até uma formação na área. E hoje sou apaixonado por crianças...estou até pensando em adotar uma juntamente com minha mãe.
    Gostei muito da sua ideia de criar um blog nessa linha.


    abraços

    Hugo

    ResponderExcluir

Se você se identificou com essa história, pode nos contar sua experiência pessoal