quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Soraia não foi convidada

Era segunda-feira e Soraia estava mais uma vez na escola. A escola era um dos lugares preferidos de Soraia, pois tinha muitas amigas e aprendia a realizar sempre novas atividades, fazer novas leituras e aprender matemática.

Sim, Soraia adorava a matemática, pois podia brincar de lojinha e mercadinho com suas bonecas fazendo contas e vendendo com dinheirinhos de brinquedo.

Mas nesse dia aconteceu algo que deixou Soraia muito triste. Ela reparou que no final da aula, algumas de suas amigas receberam um convite da Gisele, e de longe percebeu que elas guardavam na mochila muito felizes.

Soraia ficou muito curiosa para saber o que seria, e ficou esperando para receber o seu. Mas Gisele não lhe entregou nenhum convite...

Pouco depois a mamãe chegou para lhe buscar, e Soraia, já com os olhinhos vermelhos, entrou no carro e desabou a chorar.

A mamãe preocupou-se, sentou-a no seu colo e começou a perguntar o que acontecera. Soraia explicou tudinho, mas os soluços e o choro não paravam. Era uma grande tristeza ter sido esquecida pela colega Gisele para a festa de aniversário.

Ao chegar em casa, já um pouco mais consolada, Soraia e mamãe sentaram na cama para conversar melhor, e logo foram compreendendo juntas o que havia acontecido.

A verdade é que Soraia e Gisele não tinham ainda construído uma amizade verdadeira, pois elas eram muito diferentes, gostavam de coisas diferentes e tinham amigas diferentes. Elas não eram inimigas e também nunca tinham brigado, mas simplesmente não tinham nenhuma amizade por serem muito diferentes em seus gostos.

Soraia gostava de brincar com animaizinhos, Gisele não; Soraia gostava de praticar balé, e Gisele jogava vôlei; Soraia gostava de ler e ouvir historinhas, enquanto Gisele gostava de jogar jogos de tabuleiro; Soraia gostava de brincar de casinha, mas Gisele gostava de brincar de pega-pega. Assim, na escola elas nunca tiveram a oportunidade de estarem juntas, pois eram muito diferentes, cada uma do seu jeito.

Por causa disso, mamãe lhe explicou que Gisele deve ter chamado para sua festinha apenas as crianças com quem ela tinha mais amizade, para que a festa fosse divertida para todas e elas pudessem brincar juntas com algo que todas gostassem.

Não ter sido convidada não era uma coisa ruim, pois se Soraia fosse à festa, talvez achasse uma verdadeira chatice, não se divertindo com coisas que ela realmente não gostava de fazer.

Então mamãe combinou uma coisa com Soraia: - No dia da festa, vamos nós duas fazer algo juntas. Quem sabe ir ao shopping, comer coisas gostosa e fazer coisas divertidas... Que tal?!

Soraia concordou na hora, e as duas começaram a planejar o que fazer: podiam fazer um piquenique com bonecas e levar o cachorrinho Dudu junto ao parque; podiam ir ao cinema com outras amigas e comer uma bacia cheia de pipocas; podiam ir à livraria, ler e escolher alguns livrinhos para comprar... eram tantas as ideias que logo a tristeza transformou-se em alegria!

Assim Soraia compreendeu que cada pessoa tem a sua forma de se alegrar, e que a festa de aniversário pode ser um momento só para os amigos mais próximos. Não há nada de errado em não ser chamado para a festa de alguém! Soraia não se entristeceu mais por não fazer parte do grupo de amigos da Gisele, mas ficou muito feliz por ver que tinha ao seu lado sempre alguém tão amada como a mamãe para lhe apoiar.

Como é bom quando conseguimos compreender as pessoas e buscar a nossa própria alegria! Como é bom quando temos uma família unida onde todos se amam de verdade!


Fim

Após a leitura dessa história converse com seu filho sobre:

1 - Nós sabemos respeitar as diferenças de opiniões entre as pessoas?
2 - Nós precisamos ter raiva de alguém só porque ele é diferente de nós?
3 - O que podemos fazer para nos aproximar e nos tornarmos amigos de alguém diferente de nós?
4 - O que podemos fazer se alguém não tem interesse em nossa amizade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você se identificou com essa história, pode nos contar sua experiência pessoal