quinta-feira, 19 de julho de 2012

O estranho amigo de Adalberto

Adalberto tinha muitos amigos, mas um deles sempre lhe pareceu muito estranho. Seu nome era Genaro, e seus hábitos sempre eram diferentes dos demais colegas.

Genaro gostava de lutar, e quando os colegas o chamavam para jogar futebol e vôlei ele sempre arrumava uma desculpa e não participava do jogo.

Quando brincavam de pega-pega Genaro machucava os colegas, pois como ele era mais forte que os outros corria muito e pegava com força, chegava a derrubar alguns. Uma vez quando Adalberto estava como pegador ele conseguiu alcançar Genaro. Mas esse se debateu com tanta força que conseguiu fugir... Por causa disso, muitas crianças nem gostavam de tentar pegar Genaro, pois tinham medo de machucar-se.

Na hora do lanche na escola a lancheira de Genaro vinha quase vazia, com um pouco de chips ou algumas bolachas. Por causa disso ele sempre ficava pedindo o lanche dos outros, que com medo dele nunca diziam "não" e acabavam dando. Mas por que Genaro não levava algo mais nutritivo, como uma banana e um pão com manteiga?

Um dia apareceu na escola um gato magro e faminto. Logo que o viram todas as crianças foram chamar a professora para pedir um pratinho com leite para o bichano. Mas Genaro fez diferente: ele foi até o gato, pegou pelo rabo e o levantou do chão. O pobre animal miou bem alto, deu uma virada rápida e fugiu correndo pelo portão. As crianças ficaram muita bravas com Genaro, que ria e divertia-se com a sua malvadeza.

As tarefas do Genaro eram feitas sem nenhum capricho. Ele pintava sempre com muita pressa e os desenhos ficavam mal feitos como se fosse de uma criança mais nova. Os desenhos de Genaro eram sempre de monstros ferozes lutando ou destruindo coisas.

Genaro tinha também uma mania de não querer escutar as histórias que a professora lia. Ele ficava toda hora interrompendo e querendo que terminasse logo para ir brincar no parquinho da escola. Quando havia um filminho para assistir Genaro ficava chateando as outras crianças, cutucando, fazendo cócegas, não deixava ninguém em paz.

Por causa disso Genaro tinha a fama de ser chato, e ninguém queria ser amigo dele. No aniversário de Genaro a mãe de Adalberto o levou à sua festinha, mas não estava gostoso: só foram três crianças da escola além dos parentes dele, e Genaro ficou um pouco desapontado por receber poucos de seus amigos em sua casa.

Mesmo achando Genaro um menino muito estranho Adalberto sempre se esforçou em tê-lo como amigo. Sempre o chamou para brincar, para jogar bola e para dividir o lanche no recreio. Adalberto também o ajudava nas tarefas e atividades da escola, pois Genaro não conseguia parar quieto para fazer as coisas que a professora pedia. Foi assim que Adalberto aprendeu com sua mãe: que cada pessoa é diferente uma da outra, e mesmo parecendo estranho ou diferente devemos tratá-la bem, como um amigo.

É por isso que Adalberto era uma criança muito querida, divertida e feliz, pois ele era amigo de todos e todos gostavam dele. Ele sabia que era muito melhor ser legal e ter amigos de verdade do que ser chato e viver sozinho.

Fim

Após a leitura dessa história converse com seu filho sobre:

1 - Mesmo sendo maior e mais forte que os outros, devemos causar medo em nossos amigos?
2 - Por que devemos levar um lanche mais saudável e nutritivo para a escola?
3 - É certo machucar os animais?
4 - É melhor ficarmos longe das crianças ruins ou devemos ajudá-las e tratá-las bem para que aprendam a ser boas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você se identificou com essa história, pode nos contar sua experiência pessoal