quinta-feira, 12 de julho de 2012

Soraia anda a cavalo

Era terça-feira e Soraia esperava o papai buscá-la na escola. Mal sabia ela que algo diferente estava para acontecer naquele dia...

Por fim papai chegou, e entrando no carro seguiram para um caminho diferente. Soraria perguntou-lhe aonde estavam indo, e o papai respondeu: - Vamos conhecer um lugar onde as pessoas andam de cavalo.

Meio contrariada Soraia foi com ele, e após passar por uma estradinha de terra bem empoeirada, chegaram no Rancho Diamante. Já estava anoitecendo e havia muita luz iluminando o local.

Desceram do carro de mãos dadas e foram caminhando por ali. O terreno era gramado, havia uma casinha  com varanda e uma lanchonete, alguns cachorrinhos preguiçosos dormindo pelo chão, além de mesas e cadeiras onde algumas pessoas tomavam refrigerante com salgados e conversavam enquanto observavam seus filhos andando de cavalo.

O lugar onde se andava a cavalo era um local grande, com uma terra fofa e cercado, e seu nome era Arena.

Soraia logo correu para o cercado da arena para ver os cavalos. Eram lindos! Alguns brancos, outros com cor de caramelo, outros marrons e também um malhado com duas cores. Mas a grande surpresa é que todos eles estavam sendo montados por meninas!

De repente uma dessas meninas passou bem pertinho da cerca e parou o seu cavalo perto de Soraia, que segurou bem firme na mão do papai e e afastou-se da cerca. Ela estava com medo, pois nunca esteve assim tão perto de um cavalo tão grande!

Papai pegou-a no colo e passou a mão na cabeça do cavalo, mas Soraia não teve coragem de acariciá-lo. Estava gostando de ver os animais assim de perto, mas ainda não queria tocar neles.

Em seguida chegou o professor de montaria e apresentou-se: - Olá amigos, eu sou o Renato! Querem dar uma volta de cavalo?

Soraia sorriu um pouco indecisa e com muita curiosidade, mas ainda sentia um certo medo do animal. Renato tranquilizou-a dizendo que os cavalos eram mansos e treinados, e chegavam a ser até mais mansos que um cãozinho de estimação. Convidou-os para conhecer as baias, que era o lugar onde os cavalos comiam e dormiam.

Foram até lá e Soraia começou a sentir-se mais confiante. Havia mais de 40 cavalos, cada um na sua baia, e o que ela mais gostou foi de um potro chamado Apache, lindo de cor marrom e com manchas brancas. O professor disse que ele era um filhote muito sapeca e saltitante, e que estava sendo treinado para cavalgar.

De repente Soraia pediu o colo do papai e aproximou-se do Apache, vencendo o medo e passando a mãozinha na cabeça do potrinho. Ele tinha o pelo duro, mas a crina era muito macia. Aquele foi um momento muito emocionante para Soraia, que sorria e vibrava! Ela não queria mais sair de perto do cavalinho e ficava acariciando seu pelo sem parar. Aquilo encheu-a de coragem, pois viu que os cavalos eram grandes mas bonzinhos, não havia motivo para ter medo.

Já mais segura de que os cavalos não eram perigosos, Soraia correu de novo para a cerca da arena para ver as meninas cavalgarem, e ali descobriu que a mais novinha de todas chamava-se Bia, e tinha apenas quatro aninhos. Então ela virou-se para o papai e disse - quero andar de cavalo!

Aquilo foi uma surpresa, pois em um único dia Soraia conheceu um lugar novo, chegou perto de um cavalo de verdade, passou a mão em um deles e ainda decidiu cavalgar! Isso sim era uma criança corajosa!

Então o professor Renato pegou ela no colo e colocou-a na sela de um cavalo muito bonito chamado Sabonete. Ele sentou-se atrás dela e foram cavalgando lentamente pela arena.

Soraia viu que cavalgar não era difícil. Aquilo foi muito emocionante, ela adorou! Finalmente eles pararam e o professor Renato desceu ela do cavalo. Mas sua alegria não tinha fim, Soraia queria mais!

Após esse passeio seu pai matriculou-a na escola de equitação para ela aprender a montar e dominar o cavalo, e essa novidade não podia esperar: ela tinha que ligar logo para a mamãe e para o vovô para compartilhar e contar tudo o que aconteceu!

Aquele foi um dia especial para Soraia, pois ela confiou no papai e experimentou fazer algo que nunca havia feito. Assim Soraia aprendeu mais uma coisa: sempre deve confiar no papai e na mamãe e experimentar fazer coisas novas junto com eles, pois aquilo que parece chato ou perigoso, na verdade pode ser algo muito legal e divertido!


Fim

Após a leitura dessa história converse com seu filho sobre:

1 - Vale a pena conhecer lugares e coisas novas?
2 - Podemos confiar no papai e na mamãe para experimentar fazer algo que nunca fizemos?
3 - É bom tentarmos vencer o medo para fazer algo que seja seguro acompanhado pelos pais?
4 - Devemos tentar fazer coisas novas ou diferentes sem a supervisão de um adulto responsável (como o papai, mamãe ou professor)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você se identificou com essa história, pode nos contar sua experiência pessoal